sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ACORDO DE GIGANTES - COSAN/SHELL - NO SETOR COMBUSTÍVEIS E ETANOL

Foi assinado nesta quarta-feira (08/09), pela Cosan, o acordo definitivo com a anglo-holandesa Shell, uma das maiores companhias mundiais do setor petrolífero, para a criação de um joint-venture (sociedade conjunta) na área de produção de etanol, açúcar e energia e suprimento, bem como distribuição e comercialização de combustíveis. As duas empresas já haviam tornado público a assinatura de um memorando de entendimentos em fevereiro deste ano. O acordo firmado mantém as linhas gerais já publicadas no início de 2010, onde a Shell deve aportar um montante de US$ 1,6 bilhão na sociedade conjunta num prazo de dois anos, e terá opção de compra da parte da Cosan, na  joint-venture, eventualmente assumindo as 23 usinas, todos os seus projetos de cogeração de energia e as unidades de distribuição e varejo de combustíveis quando o acordo atingir 10 anos.
A Shell também deve transferir à joint-venture todo os seus ativos brasileiros na área de distribuição e varejo de combustíveis, além de sua participação em empresas de pesquisa no segmento de biomassa (incluindo etanol). O documento divulgado pela Cosan revela que a nova sociedade conjunta terá três divisões:
1- Voltada para a produção de açúcar e álcool (etanol);
2- Para a distribuição de combustíveis, já contando com uma rede de 4.500 postos;
3 -Uma empresa de administração, em que Cosan e Shell devem repartir o controle igualmente.
A formação da sociedade conjunta está prevista para o primeiro semestre de 2011. Rubens Ometto, presidente do Conselho de Administração da Cosan, será o presidente do Conselho de Administração da nova joint-venture, sendo que a Shell deve nomear três dos seis membros previstos.

Fontes: Portais UOL Economia / Portosma / Cetec

Nenhum comentário:

Postar um comentário