quarta-feira, 15 de setembro de 2010

BIOETANOL GANHA COLETÂNEA

O livro Bioetanol de Cana-de-açúcar – P&D para produtividade e sustentabilidade (Editora Blucher), organizado por Luís Augusto Barbosa Cortez, professor titular da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador adjunto de Programas Especiais da FAPESP, será lançado nesta quinta-feira (16/9), na sede da FAPESP.
Trata-se de uma coletânea de trabalhos científicos realizados entre agosto de 2006 e março de 2009 no âmbito do projeto “Diretrizes de Políticas Públicas para a Pesquisa Científica e Tecnológica em Bioenergia no Estado de São Paulo” (PPP Etanol FAPESP), apoiado pela Fundação e coordenado por Cortez.
“Essa é a primeira referência abrangente da pesquisa científica e tecnológica voltada ao etanol de cana-de-açúcar”, disse, salientando que outros livros abordam aspectos específicos do setor sucroalcooleiro sem apresentar uma visão geral.
Por sua abrangência, a nova publicação não pretende fornecer estudos aprofundados, mas ser claro o suficiente para dar uma noção geral do assunto ao leitor.
Cortez estima que a obra servirá especialmente a professores e alunos de graduação e de pós-graduação e a demais interessados em se inteirar na pesquisa brasileira em biocombustíveis. As análises também podem subsidiar políticas públicas, segundo ele. “Apontamos as áreas em que é necessário investir, por exemplo”, disse.
A obra reúne trabalhos de 139 especialistas de diversas instituições de pesquisa, como o Centro Nacional de Referência de Biomassa (Cenbio), o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), o Instituto Agronômico (IAC), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade de São Paulo (USP), além da empresa Dedini S.A. Indústrias de Base.
São 992 páginas, divididas em 76 capítulos agrupados em cinco partes. Cada uma ficou sobre a responsabilidade de organizadores. Estratégias de políticas públicas para o etanol foi coordenada por Cortez e Sustentabilidade da produção e do consumo de biocombustíveis, por Arnaldo Walter e Manoel Regis Lima Verde Real, do CTBE.
“As pesquisas reunidas abrangem temas que vão desde questões voltadas para aspectos políticos e de sustentabilidade até problemas específicos de desenvolvimento tecnológico no setor sucroalcooleiro brasileiro”, disse Cortez.
Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, aponta, no prefácio, que o Brasil e o Estado de São Paulo devem intensificar as atividades de pesquisa e desenvolvimento nos temas abrangidos pelo livro.
“A posição de destaque do país no uso de bioenergia depende disso”, afirmou, destacando que agora o Brasil enfrenta uma competição na área de bioenergia com as maiores potências científicas do planeta.

Fonte: Portal FAPESP- Fabio Reynol

Nenhum comentário:

Postar um comentário