quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BRASIL E ARGENTINA AVANÇAM NO PROJETO DE COOPERAÇÃO NUCLEAR

O reator brasileiro, de responsabilidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), será construído a um custo de R$ 150 milhões - já alocados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia nas imediações do Centro Experimental Aramar, em Iperó (SP), e deverá entrar em operação em 2016. O centro de Aramar é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas nucleares da Marinha do Brasil. O local de construção do reator argentino ainda não foi definido.
De acordo com o presidente da Cnen, Odair Dias Gonçalves, os reatores permitirão a realização de testes de materiais. "Para poder avançar, a indústria nuclear precisa testar materiais sob radiação intensa e esse é um dos objetivos dos reatores. Com eles também poderão ser realizadas pesquisas básicas e aplicadas". O projeto de construção dos reatores deverá ter continuidade em 2011.
Especialistas da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle (Abac), Comissão Binacional de Energia Nuclear (Coben) e do Comitê Permanente de Política Nuclear (CPPN) participaram das reuniões em Buenos Aires. O próximo encontro para debater o projeto conjunto ocorrerá em outubro deste ano, no Rio de Janeiro.
Fonte : AGÊNCIA BRASIL - Luiz Antônio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário