segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COM SUSTENTABILIDADE DO ETANOL COPA STOCK CAR EM MS UNE VELOCIDADE

Piloto Nonô Figueiredo, da equipe Cosan Mobil Super Racing (Chevrolet)
Credito da Foto: Fernanda Feixosa
Com o uso do etanol, a 8ª etapa da Copa Caixa Stock Car 2010 conciliou emoção, potência e performance além de uma redução nas emissões de gás carbônico na atmosfera. Esta foi a mensagem que o Projeto AGORA levou ao público que acompanhou a etapa de Campo Grande (MS) da Stock Car, realizada domingo (19/09) no autódromo internacional Orlando Moura.
O presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda, destaca a importância do Projeto AGORA na principal categoria do automobilismo nacional, que teve como vencedor de sua 8ª etapa o piloto Nonô Figueiredo, da equipe Cosan Mobil Super Racing (Chevrolet). “Esta é uma ótima oportunidade de mostrar que velocidade e sustentabilidade andam juntas, já que o etanol, além de aumentar a potência do motor, também emite 90% menos gases causadores do efeito estufa se comparado com a gasolina,” comenta Nonô.
A exemplo das outras etapas da Stock Car, uma equipe de promotoras do Projeto AGORA participou da corrida de Campo Grande, com a tarefa de divulgar os benefícios da produção e utilização do etanol para a matriz energética brasileira e particularmente a Stock Car. A categoria voltou a utilizar o etanol como combustível oficial em 2010, após 10 anos movida a gasolina.
 O trabalho de divulgação durante as etapas da Stock Car é uma das ações do Projeto AGORA em 2010, iniciativa de comunicação e marketing integrado da cadeia produtiva do setor sucroenergético. O Projeto reúne as empresas Itaú, Monsanto, Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC e SEW Eurodrive, além das entidades representativas dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade de oito estados brasileiros.
Além da Biosul, participam do Projeto AGORA a Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná (Alcopar) e diversos Sindicatos da Indústria do Açúcar e do Álcool, Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul (Orplana); Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro (Ceise BR) e a UNICA.
 
Símbolo da expansão canavieira
Além da Stock Car, o etanol também é usado como combustível oficial em uma das principais categorias do automobilismo internacional, a Fórmula Indy, que adotou o biocombustível em 2007 e passou a competir com o etanol brasileiro de cana-de-açúcar a partir de 2009, quando a UNICA passou a ser a
fornecedora oficial do combustível da Indy para toda a temporada.
O etanol também vem ocupando cada vez mais espaço nas competições de rally. Na edição deste ano do Rally Dakar, considerado a maior competição off-road do mundo, o piloto brasileiro Klever Kolberg inaugurou uma categoria exclusiva para carros motivos a etanol, tornando-se o primeiro piloto a participar do renomado rally utilizando exclusivamente o combustível renovável brasileiro. Mais recentemente, o Rally Internacional dos Sertões, maior prova do gênero disputada no Brasil, também estreou uma categoria que utiliza exclusivamente o etanol. Na 18a edição do Rally dos Sertões, veículos movidos a etanol ocuparam o 1º, 2º e 4º lugares na categoria “Carros”.
Fonte: Portal UNICA

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