sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Incêndio em refinaria de Porto Rico é ameaça de catástrofe ecológica


Da agencia Reuters
Da agencia EFE




San Juan, 23 out (EFE).- Um incêndio de grandes proporções, em uma refinaria de petróleo da empresa Caribbean Petroleum Corporation, no município de Cataño, a dez quilômetros da capital, de causas ainda desconhecidas, pode provocar uma catástrofe ecológica na região metropolitana de San Juan, atualmente coberta por uma gigantesca nuvem de fumaça e gases.
Segundo a CNN as explosões começaram às 2h25min da madrugada.   Bombeiros, Polícia e Forças de Segurança lutam para deter o fogo que arrasa a refinaria de petróleo.   O governador de Porto Rico, Luis Fortuño, declarou estado de emergência na região metropolitana de San Juan e confirmou que 12 dos 40 tanques continuarão queimando no final de semana.
O presidente da Junta de Qualidade Ambiental, Pedro Nieves, antecipou que o incêndio pode gerar um grande desastre ambiental, maior até mesmo que provocado pelo encalhe da embarcação Morris Berkam na baía de San Juan, que causou um enorme vazamento de combustível.
As explosões, que puderam ser escutadas a partir de vários pontos da capital, provocaram um grande incêndio que continua ativo.
Conforme o chefe da Polícia porto-riquenha, José Figueroa Sancha, as explosões ocorreram em 12 dos 40 tanques da refinaria, embora tenha ressaltado que as causas do acidente ainda são desconhecidas.
Sancha descartou a hipótese de que o incidente tenha sido causado pela queda de um avião, sem fazer referência em nenhum momento à possibilidade de um atentado terrorista.
O incêndio que começou pouco depois da meia-noite acordou toda a vizinhança da refinaria. Dezenas de pessoas se refugiaram no Coliseu Cosme Beitía Sálamo, uma instituição esportiva na localidade de Cataño.
As autoridades sanitárias informaram que a fumaça e gases gerados no incêndio podem provocar problemas respiratórios graves.
Grupos da Polícia de Explosivos, Trânsito, Operações Táticas e Resgate estão em alerta na região, assim como outras unidades do Corpo de Bombeiros das regiões vizinhas de Carolina, Rio Piedras, Puerto Nuevo e Cataño foram chamadas para auxiliar no combate ao fogo.
Policiais locais de Bayamón e Guaynabo isolaram a zona, enquanto os bombeiros tentam chegar até o lugar do acidente para apagar o incêndio e confirmar se há vítimas dentro da refinaria.
Até o momento, uma pessoa ficou ferida pelo impacto da onda expansiva em seu rosto e foi atendida em um centro hospitalar da zona, mas várias pessoas estão chegando para serem atendidas com diversas contusões.
A onda expansiva provocou a ruptura dos vidros de veículos que circulavam por Bayamón e das janelas das casas da região.
Por precaução, as autoridades ordenaram de várias residências nos arredores da refinaria perante o risco que se estendesse o fogo.
Várias equipes de bombeiros estão mobilizadas em vários pontos próximos da refinaria à espera de poder intervir, mas o calor é tão intenso que ainda não puderam se aproximar o bastante.
Como medida preventiva a Autoridade de Energia Elétrica desligou o serviço na região. Já o serviço de água e esgoto mantém o funcionamento na área atingida e mobilizou vários caminhões para fornecerem água aos bombeiros.
Apesar do acidente na refinaria, a atividade comercial no centro de San Juan se mantém inalterada, assim como as universidades.
O Departamento de Assuntos do Consumidor (DACO) informou que dezenas de agentes percorrem os postos de combustível da capital para garantir que não haverá reajuste de preços.
Um centro de comando foi montado pelo Governo em Bayamón, próximo ao local onde ocorreu o acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário