quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PRÉ-SAL NOS AJUDA A ENTENDER


Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), instalado na COPPE-UFRJ, RJ, para testes de equipamentos e materiais para a exploração das camadas do pré-sal. Credito foto:UOL album 

A Petrobras informou que a Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos (SP), começou a processar a sua primeira carga de petróleo extraída da camada pré-sal da área de Tupi, na bacia de Santos, em 08 de Outubro.
Recebido o primeiro lote do petróleo extraído em 08 de Outubro, serão processados em duas campanhas num total de 42 mil metros cúbicos, correspondente a 264 mil barris.
O petróleo de Tupi é classificado como parafínico, isto é, petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos, (parafínico = pouca afinidade = baixa reatividade química) com grau API 29,2 equivalente a uma densidade relativa de 0,877.
O Grau API é uma escala hidrométrica criada pelo American Petroleum Institute, é utilizada para medir a densidade relativa de óleos e derivados, e como o petróleo é um óleo viscoso, podemos usá-la para classificá-lo. A escala API é medida em graus e permite definir o petróleo, e especificamente neste caso temos:
Petróleo médio: Grau ºAPI de 22 a 30. Além de alcanos, contém de 25 a 30% de hidrocarbonetos aromáticos.
A API oficializou o erro da escala, em 1921, anteriormente medida em Baumé, isto porque picnometros não estavam calibrados no módulo 140 da escala, mas sim em 141,5.
O grau API é medido nas chamadas “condições standard - std”, nas condições padrão de 16 @ 25 [ºC], ou 60,8 @ 77 [ºF], e referida à densidade da água nesta mesma temperatura, a 1 [atm]. Portanto, densidade relativa 60/60, representada por D60/60, é a razão entre densidade absoluta do petróleo a 60 [ºF] e a densidade absoluta da água nesta mesma temperatura. A densidade API decresce quando a densidade relativa cresce. Assim, quanto maior a densidade API mais leve é o petróleo. O grau API é determinado utilizando-se a seguinte correlação:
A densidade específica ou relativa do óleo, (ρ) = (densidade do óleo/densidade da água).

A Densidade API é calculada:
Temos dois tipos de densidades: a densidade absoluta e a densidade relativa, e sabemos que a densidade absoluta, ou massa específica é a massa do material por unidade de volume.
No SI (Sistema Internacional), a unidade de massa é o quilograma [kg], e a unidade de volume é o metro cúbico [m3], então a unidade de densidade absoluta é o quilograma por metro cúbico [kg/m3].
A densidade da água a 3,97 [ºC] e 1 [atm] (atmosfera) é 1000 [kg/m3], decrescendo em temperaturas maiores e menores. Como normalmente o petróleo é menos denso do que a água e a densidade absoluta dos petróleos desgaseificados varia de 700 [kg/m3] até quase 1000 [kg/m3], raras exceções, onde alguns tipos de petróleo são mais densos do que a água.
A densidade relativa é a razão entre as densidades absolutas do material e de um material tomado como referencial. Nos líquidos, este material referencial é sempre a água e, no gases, é ou o ar ou o hidrogênio.
A densidade relativa é adimensional, portanto seu valor numérico independe do sistema de unidades usado. A densidade relativa do petróleo se situa entre 0,80 e 0,90, porém são encontrados petróleos mais leves (0,70) ou mais pesados (1,00).
O reservatório de Tupi está a mais de 3.000 [m] sob o fundo do mar, abaixo de 2.000 [m] de sal, em águas onde a profundidade é de 2.140 [m] e a uma distância de 300 [km] do litoral paulista.
Os volumes recuperáveis da área de Tupi estão estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo do tipo alta qualidade, ou seja petróleo leve, além de gás natural
A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 [km] de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 [km] abaixo do nível do mar.

Fontes
Folha  ; Sua Pesquisa ; TN Petróleo ; Carlos Edison

Nenhum comentário:

Postar um comentário