sábado, 12 de março de 2011

BP ANUNCIA ACORDO PARA AQUISIÇÃO DE 83% DA PRODUTORA NACIONAL DE ETANOL CNNA

Acordo, anunciado pela BP Biofuels do Brasil nesta sexta-feira, totalizará 680 milhões de dólares
Além dos 680 milhões de dólares, a BP assumirá toda a dívida de longo prazo da CNAA (Divulgação/BP)

A BP Biofuels do Brasil, braço de energia renovável da petrolífera britânica British Petroleum (BP), anunciou nesta sexta-feira (11) um acordo para adquirir 83[%] da Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA), produtora brasileira de etanol, por 680 [milhões de dólares]. A compra, significa uma mudança de estratégia da BP, que buscava o "controle compartilhado", com até 50[%] do capital das usinas.
Esta é a segunda aquisição de usinas de etanol de cana-de-açúcar pela BP em território brasileiro e a maior já realizada pela empresa britânica em energia renovável. A BP já possui 50[%] da Usina Tropical BioEnergia, localizada em Goiás, desde 2008. Com isso, se tornou a primeira petrolífera a entrar no negócio de etanol de cana.
A BP, também assumirá toda a dívida de longo prazo da CNAA, que será refinanciada. A nova aquisição vai aumentar a capacidade produtiva da BP no Brasil para cerca de 1,4 [bilhão de litros de etanol por ano], ante nível atual de 435 [milhões de litros].
A CNAA possui as usinas Alvorada, em Goiás, e a Ituiutaba Bioenergia, em Minas Gerais. A CNAA também possui um empreendimento em desenvolvimento em Campina Verde (MG). Em plena operação, as três usinas terão capacidade total de moagem de 15 [milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano]. Cada usina tem a capacidade de produção de 480 milhões de litros de etanol, além de excedente de 340 [gigawatt/hora], para ser comercializado de energia elétrica.

A CNAA foi formada em 2007 a partir de uma associação entre o grupo Santelisa Vale - atualmente incorporada pela Louis Dreyfus Commodities - e um conjunto de fundos de investimentos estrangeiros, entre eles o Riverstone, do Carlyle Group, além do Goldman Sachs, Global Foods e Discovery Capital. O Riverstone é um dos principais fundos especializados em energia do mundo e administra uma carteira com recursos superiores a 15 [bilhões de dólares].
Segundo a nota da BP, a petrolífera comprou o controle da CNAA dos fundos Açúcar e Álcool Fundo de Investimento em Participações, e Açúcar e Álcool II Fundo de Investimento em Participações. A venda foi necessária depois de os investidores iniciais da CNAA terem se surpreendido com a crise financeira, o que tornou inviável a manutenção dos aportes nas usinas, cujo retorno mostrou-se ser de prazo mais longo do que o esperado inicialmente.
Fonte: Portal Veja (com Agência Estado)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário