quarta-feira, 14 de julho de 2010

PETROBRAS OBTÉM LICENÇA PARA CONSTRUÇÃO DE DUTO PARA ETANOL

Aprovado pelo IBAMA, trecho inicial de 542 quilômetros custará 1,1 bilhão de dólares e passará por 34 municípios

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (7/07) a permissão do Ibama para a implantação do Sistema de Escoamento Dutoviário de Etanol, que tem início de funcionamento previsto para a segunda metade de 2011. O projeto será coordenado pela PMCC - Projetos de Transporte de Álcool, uma parceria entre a Petrobras, Camargo Corrêa e a empresa japonesa Mitsui.
O novo duto terá comprimento de 542 quilômetros em seu primeiro trecho, com capacidade para transportar ate 12,9 milhões de metros cúbicos de etanol por ano. O investimento estimado para a implantação da linha é de 1,1 bilhão de dólares. O sistema irá transportar etanol das regiões produtoras no Centro-Oeste do país e Noroeste de São Paulo até os grandes centros consumidores de São Paulo e Rio de Janeiro, possibilitando ainda o transporte por cabotagem para outros estados e a exportação do produto.
O trecho terá inicio no município mineiro de Uberaba e seguirá por outras 33 cidades no estado de São Paulo até o Vale do Paraíba paulista onde se conectará a dutos já existentes na direção da Grande São Paulo, Rio de Janeiro e o litoral paulista.
O projeto contará ainda com dois centros coletores -- um em Uberaba (MG) e outro em Ribeirão Preto (SP) --, com a finalidade de receber o etanol proveniente das usinas produtoras, principalmente por meio de transporte rodoviário. As companhias preveem a ampliação da rede até o Terminal de Senador Canedo (GO) e novos dutos ligando a cidade de Paulínia (SP) a Hidrovia Paraná-Tietê e ao terminal marítimo de São Sebastião (SP).
Fonte: PORTAL Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário