sexta-feira, 15 de abril de 2011

EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR E ETANOL SÃO AMPLIADAS NO PORTO DE PARANAGUA (PR)

As exportações de açúcar pelo Porto de Paranaguá cresceram nos primeiros três meses de 2011. Até março, o Porto exportou 491 mil [toneladas] do produto,  um aumento de 14 [%] no volume.
Com início da safra 2011/2012, a expectativa do terminal que mais exporta açúcar por Paranaguá, a Pasa (Paraná Operações Portuárias), é que o crescimento das exportações do produto seja menor.

ÁLCOOL – De janeiro a março, foram exportados pelo Porto de Paranaguá 21,6 mil [toneladas de etanol].  O resultado é 26,2 [%] superior do verificado no mesmo período do ano passado. No entanto, a expectativa é que a exportação do produto não sofra grandes alterações também, pois a maior parte da produção brasileira de etanol será destinada para consumo interno, desfavorecendo as exportações.

INVESTIMENTOS – Hoje, 70 [%] do açúcar a granel que chega a Paranaguá para exportação vem por ferrovia. A Pasa, que é a maior exportadora de açúcar pelo Porto de Paranaguá, conta com uma estrutura de seis moegas ferroviárias, três rodoviárias e dois armazéns que juntos têm capacidade para 174 mil [ T ].
A Paraná Operações Portuárias S/A (Pasa) foi o primeiro terminal especializado no embarque se açúcar a granel do sul do País, criado em 2002 e é formado por nove empresas paranaenses, entre usinas e cooperativas sucroalcooleiras do norte do estado. O terminal tem uma capacidade de embarque de 1.500 [ T ] de açúcar por hora.
Leia mais em Bem Parana

Nenhum comentário:

Postar um comentário