terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ISO 26000 - RESPONSABILIADE SOCIAL

O que é ISO?
 É a organização Internacional de Normalização, com sede em Genebra, na Suíça. Foi criada em 1946 e tem como associados organismos de normalização de cerca de 160 países.
A ISO tem como objetivo criar normas, que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos.
Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000 para gestão da qualidade e a ISO 14000 para gestão do meio ambiente.
 
Histórico
 Após cinco anos de intenso trabalho, que envolveu cerca de 450 especialistas de 99 países, a futura Norma de Responsabilidade Social deverá ser publicada em dezembro deste ano. Em 2001 o ISO – Organização Internacional de Normalização, convidou o seu Comitê de Política do Consumidor – COPOLCO, a analisar a viabilidade e interesse de uma norma internacional no tema. O COPOLCO foi absolutamente favorável à elaboração de uma norma internacional sobre o assunto, a fim de atender a uma demanda clara e urgente das organizações, consumidores, e da sociedade como um todo.  O COPOLCO recomendou que se estabelecesse um grupo para aprofundamento no assunto e estudo do estado da arte da Responsabilidade no mundo. Em 2002, a ISO constituiu um grupo estratégico para esta finalidade que, em 2004, por meio de um relatório técnico, recomendou que a ISO desenvolvesse uma norma internacional.
Em junho de 2004 a ISO realizou em Estocolmo, na Suécia, uma conferência – da qual o Inmetro também participou – na qual quando se decidiu pela elaboração da norma. Em decisão histórica o Brasil juntamente com a Suécia - por meio de seus organismos de Normalização, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto Sueco de Normalização (SIS) – foram eleitos para presidir o grupo de trabalho encarregado de elaborar a Norma Internacional de Responsabilidade Social.
 
Processo de Elaboração
 O desenvolvimento desta norma foi inovador, um processo multistakeholder. Apesar do longo período de elaboração, 5 anos, o interesse na participação foi permanente e crescente. O Grupo de Trabalho de Responsabilidade Social da ISO (ISO/TMB WG-SR) chegou ao seu final a contar contou com a participação de cerca de 450 especialistas de mais de 99 países do mundo inteiro, além de mais de 200 observadores e de 42 organizações D- liaisons, organizações regionais ou internacionais com relevância para o tema, como por exemplo, Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial da Saúde, Consumers International, UN-Global Compact (Pacto Global da ONU). Do Brasil, o Instituto Ethos de Responsabilidade Social tem participado como organização D-liaison pela Rede Interamericana de Responsabilidade Social.
Os especialistas e observadores participaram do processo de construção da ISO 26000 de duas formas – por meio de delegações nacionais ou das chamadas organizações D-liaison. As delegações nacionais são compostas pelas seguintes categorias ou partes interessadas (stakeholders) da sociedade:
• Trabalhadores;

• Consumidores;
• Indústria;
• Governo;
• ONG’s; organizações não governamentais
• Serviço, suporte e outros.
 O ISO/TMB WG realizou, 8 reuniões que definiram as principais resoluções a respeito da ISO 26000.

Para saber mais consulte:
 Fonte: Portal INMETRO

Veja abaixo os vários videos sob Responsabilidade Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário