sexta-feira, 5 de novembro de 2010

NOVO TIPO DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL É APRESENTADO EM PAULÍNIA - SP

A Butamax Advanced Biofuels, joint-venture criada com a parceria entre as empresas BP e DuPont, apresentou nesta quarta-feira (03/11), em Paulínia, SP, um novo combustível que será produzido no Brasil: o biobutanol, um álcool que pode ser misturado à gasolina em maiores concentrações que o etanol para uso em motores convencionais. “Será uma tecnologia complementar ao etanol”, disse Ricardo Vellutini, presidente da DuPont do Brasil.
O novo combustível pode ser gerado dos mesmos materiais usados na elaboração do etanol e, desde 2004, cerca de 100 cientistas da Butamax estudam a sua eficiência a partir da cana-de-açúcar, milho, trigo e soja. Uma das diferenças entre os dois produtos está no fato de o biobutanol ter um conteúdo de energia mais próximo ao da gasolina (mais de 90%) do que o etanol (que tem cerca de 60%), e por isso pode ser adicionado em maior volume à gasolina convencional.
Para avançar nas pesquisas a partir da cana-de-açúcar, a Butamax instalou um laboratório em Paulínia, SP. “A iniciativa visa acelerar o processo de produção em escala comercial do biobutanol no Brasil”, disse Tim Potter, CEO da Butamax. A principal diferença química entre os dois combustíveis é que o etanol possui dois carbonos em sua cadeia carbônica, já o biobutanol possui quatro. “O novo combustível gera o dobro de energia renovável por litro de gasolina e não requer qualquer modificação nos automóveis”, diz Vellutini.
Para o executivo, a nova tecnologia agrega valor onde ainda não há infraestrutura para a implantação do etanol. A estimativa da Butamax é de que o Brasil exporte 7,5 bilhões de litros entre 2013 e 2020 (quando o biocombustível começará a ser produzido em escala comercial). A empresa já está negociando a venda da licença de uso da nova tecnologia para usinas brasileiras. “Estas  vão poder produzir etanol para o mercado interno e biobutanol para exportação”, conclui o presidente da DuPont.

Fonte: Portal paulinianews

Nenhum comentário:

Postar um comentário