quinta-feira, 4 de novembro de 2010

IPT INAUGURA LABORATÓRIO DE GASES

Agência FAPESP – O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) inaugurou em (28/10) o Laboratório de Sistemas de Ar Comprimido e Gases (Lasag), desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) com investimento da ordem de R$ 1,1 milhão.
Trata-se da primeira unidade do país voltada a analisar equipamentos e peças utilizadas em sistemas de ar comprimido e transporte de gases, como compressores, filtros, válvulas e secadores, entre outros.
“A indústria, os fabricantes e os hospitais precisavam de um órgão técnico que pudesse caracterizar, por meio de testes e ensaios confiáveis, equipamentos e sistemas de ar comprimido tanto em termos de desempenho do produto como de qualidade do ar”, disse Kazuto Kawakita, diretor do Centro de Metrologia de Fluidos (CMF) do IPT, que abriga o novo laboratório.
Atualmente, os testes desses equipamentos são realizados por empresas contratadas ou pelos próprios fabricantes. “Os testes realizados pelo Lasag terão o diferencial de serem desenvolvidos por um instituto que tem credibilidade comprovada e reconhecimento no mercado”, disse Jayme Bydlowski, presidente da comissão de execução do projeto Lasag.

Fonte: Portal FAPESP.  Mais informações: www.ipt.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário