segunda-feira, 17 de outubro de 2011

TANQUES DE ETANOL - PARTE 3

Explosão de tanque de etanol, em Kembla na Austrália.
Armazenamento de etanol
IN - Qual é a finalidade do armazenamento de etanol?
PD - Atender a necessidade de manter estoques não consumidos, rever demandas anuais de consumo e exportação, pois mesmo que houvesse demanda suficiente, a sazonalidade do setor por entressafras vem através da estocagem do produto, garantir a demanda de consumo constante. Mesmo agora, com a aprovação pelo IBAMA do trecho incial de 542 km do álcoolduto, pela Petrobras, que passará por 34 municípios, os armazenamentos intermediários através dos parque de tanques é de suma importância para o escoamento e logística do setor.

IN - Qual é a capacidade indicada de armazenamento de etanol que uma usina deve ter?
PD - Este é um plano subjetivo, pois cada usina tem seu parque de estocagem industrial para atender suas necessidades de produção.  O parque de tanques vai depender da porcentagem reservada para etanol. Atualmente o que se tem observado, é que os volumes estocados por tanque tem aumentado, isto é, as novas usinas instaladas têm preferido tanques com maior capacidade individual, por tanque, e consequente diminuição da quantidade de tanques.

IN - Quais procedimentos uma usina deve tomar para instalar tanques de armazenamento de etanol?
PD - Verificar se no aumento do parque de tanques ou em novos parques se a área determinada atende fisicamente as necessidades.  Deve atender inicialmente os procedimentos utilizados aqui no Brasil, com consultas aos órgãos competentes, tais como Corpo de Bombeiros, verificar sobre as licenças provisória e de instalação do DAIA (Departamento de Avaliação de Impactos Ambientais) e a Cetesb, além de verificar a legislação local, para atendimento ao projeto.   Infelizmente, para licenças de instalação em parque de taques de etanol, cada órgão competente tem sua própria legislação, o que se torna um problema, pois a usina tem que atender a todas solicitações.  Deveria haver um procedimento único, que baseado em normas de padrão internacional, atendesse todos os aspectos de instalações, segurança e meio ambiente.

IN - Quais são as capacidades que os tanques de etanol devem ter?
PD - Não existe um padrão de capacidade para estocagem; este fator vai depender da política interna de cada usina, mas ultimamente algumas vêm priorizando tanques de 30 milhões de litros. Porem vale lembrar que não se trata de padrão, pois é usual que se tenha capacidades distintas de estocagem, com variações de 5 @ 40 milhões, pois tanques maiores não protegidos por válvulas de alívio de pressão e vácuo, quando têm sua capacidade de estocagem reduzida, sofrem perdas maiores por evaporação atmosférica.

IN - Quais características devem ter um tanque de etanol (material, tecnologia aplicada, automação, segurança) e que precisam ser levadas em conta pela usina?
PD - Estes são aspectos de suma importância, e de modo geral, deveriam ter um acompanhamento mais próximo das usinas, por departamento próprio ou engenharia terceirizada, com exigências técnicas e de segurança do tanque como um todo, com acompanhamento do projeto, aprovação das folhas de dados construtivas e dos desenhos de projeto, inspeções e acompanhamento de fabricação, fornecimento de todos os certificados construtivos e de terceiros, e outros que atendam a garantida do produto. A totalidade destes tanques é de construção em aço carbono (fundo, corpo e teto), e tem suas características de projeto de fabricação, cálculos construtivos, dimensionais, procedimentos típicos de soldas e soldagens, testes e fundações, para tanques cuja pressão interna não exceda 18 [kPa], descrita na norma “American Petróleo Instituto” (API Standard - 650). Aqui no Brasil, a ABNT NBR-07821, tem o mesmo propósito da API, porem com informações restritas. Devem ser consultadas também, as normas ABNT, Nabors 17505-1 @ 7, que elaboram sobre Armazenamento de Líquidos inflamáveis e Combustíveis, desde Disposições gerais, Armazenamento em tanques e vasos, Sistemas de tubulações, Armazenamento em taques pequenos, Operações, Instalações e equipamentos elétricos e Proteção contra incêndio, todas baseadas na “Nacional Fere Protético Associativo” (NFPA-30). Para o dimensionamento dos respiros de emergência, Válvulas de alívio de pressão e vácuo e corta-chamas, consultar a nova edição da API-2000 6ª Edito de2009.  Com relação a acessórios, o mercado tem oferecido boa tecnologia de automação e segurança, porém é preciso estar atento a estes produtos, para exigir  sempre destes fabricantes  certificações por terceira parte de órgãos independentes e internacionais, para que a usina possa ter segurança de que foram testados e fabricados dentro das normas aplicáveis, afim de garantir que estes produtos atendam seus gráficos de aplicação apresentados, e atuem dentro do nível de segurança padrão exigida.

IN - Como é instalado um tanque de etanol? Quais são as obras civis exigidas?
PD - Normalmente são verticais e com base de apoio na superfície do solo. O procedimento adequado deve atender a API-650, ou seja, um anel de concreto que recebe o apoio das forças de apoio e reação do corpo cilíndrico e da movimentação do tanque. No interior, onde a base do fundo é apoiada, deve-se remover todo e qualquer material inadequado para uma boa compactação e substituir com preenchimento adequado em camadas, até ser completamente compactado. Outros procedimentos fora da API, não devem ser utilizados.

IN - Como funciona o bombeamento do etanol até o tanque?
PD - Este é um ponto importante; inicialmente todo material elétrico de acionamento deve ser a prova de explosão. Mas, um dos aspectos está concentrado no descarregamento do produto. Vamos avaliar dois casos, como exemplo.
1º - O tanque tem respiro para a atmosfera. No descarregamento haverá entrada desse ar, e como o interior de todo tanque que emana vapores, explosivos é considerado Zona 0, isto é, possui misturas de vapores ou gases explosivos que somados ao ar que entra, nesta condição de procedimento de descarregamento, poderá dar início a uma operação de risco, pois caso aconteça alguma deflagração atmosférica próximo ao respiro, com o tanque inalando, a possibilidade de entrada da chama para o interior do tanque é grande.
2º - O tanque é hermético, ou seja, possui válvula de alívio de pressão e vácuo com corta-chamas na montante, e não há e não deve haver qualquer outra conexão que permita entrada de ar atmosférico para o interior do tanque; assim, a pressão interna de vácuo, no descarregamento, chegará a um ponto (abaixo da PMTA de vácuo do tanque), em que a válvula abrirá deixando o ar atmosférico entrar para quebra da pressão de vácuo.
Agora, uma coisa importante é saber que as vazões de vácuo (-)(descarregamento do tanque), são muito maiores que as de enchimento (+) (carregamento do tanque), e no caso de tanques que possuam válvulas de alívio de pressão e vácuo mal dimensionadas, ou mesmo válvulas cujos fabricantes, não atendem as vazões de vácuo em seus gráficos, correm grande risco do tanque implodir.
A nova API 2000 6ª Edição, que veio complementar a edição anterior, deixou de ser o único contraponto às normas internacionais vigentes e se tornou semelhante a ISO 28300, com relação aos cálculos de vazões de respiros do tanques, e unificou a necessidade de todo tanque que emana misturas explosivas possuir válvulas de alívio de pressão e vácuo e, caso incorpore um elemento corta-chamas este deve estar na montante da válvula, ou caso não se instale e válvula, instale-se um corta chamas, devendo sempre haver estas proteções.


Continua em TANQUES DE ETANOL – PARTE 4
Entrevista à revista IDEA NEWS – NUMERO 125/03/2011 Pag. 24@29

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