quinta-feira, 6 de maio de 2010

COPERSUCAR S/A - NOVAS EMPRESAS SE ASSOCIAM

Em meio a grandes movimentos no segmento sucroalcooleiro, a Copersucar S.A. vem reforçando a atuação e trazendo para o seu time usinas que estão fora do movimento de consolidação. São empresas que buscam na associação com a maior companhia de comercialização de açúcar e etanol do país a forma de continuar fortalecidas no setor, cada vez mais dominado por grandes companhias.
Desde 2009, cinco usinas tornaram-se sócias da Copersucar, agregando uma capacidade de moagem de cana de cerca de 12 milhões de toneladas. A quinta nova sócia foi anunciada ontem: a norueguesa Umoe Bioenergy, controladora de duas usinas em São Paulo e a primeira de capital estrangeiro a se juntar à companhia.
As últimas adesões e a expansão da área de trading de açúcar da Copersucar trazem uma marca importante à empresa neste ano. Na safra atual, a 2010/11, a companhia irá comercializar uma produção de açúcar e álcool equivalente à moagem de 105 milhões de toneladas de cana – 25% mais que no ano passado. Serão 89 milhões das 37 sócias e 16 milhões de não-sócias. O número equivale a quase o dobro da capacidade da maior empresa do segmento no mundo, a Cosan, que deve esmagar 63 milhões de toneladas neste ciclo.
O volume de açúcar negociado vai crescer 33%, saltando para 6,9 milhões de toneladas. Isso significa que, sozinha, a Copersucar vai superar a comercialização do segundo país exportador do produto no mundo depois do Brasil, a Tailândia, que embarcou, em 2009, 4,5 milhões de toneladas da commodity.
As mudanças no setor têm provocado as usinas a fazerem mais a lição e a buscar um posicionamento estratégico, diz o presidente do conselho de administração da Copersucar, Luís Roberto Pogetti.
Nesta safra, a Copersucar deve centralizar a comercialização de 18% de todo açúcar e álcool produzidos na região Centro-Sul, percentual que era de 14% na safra 2008/09. Nosso plano é em dez anos responder por 30% da comercialização da região que também crescerá a taxas de 6% a 7% ao ano, diz o CEO da empresa, Paulo Roberto de Souza.
Para fazer frente a esse crescimento, a empresa conclui no momento um projeto logístico que demandará investimentos da ordem de R$ 1 bilhão, a serem aplicados ao longo de cinco anos. Souza afirma que os detalhes estão sendo fechados, mas que a expansão se dará em infraestrutura portuária, no aumento do número de pontos de transbordo e na capacidade de embarque via ferrovia e hidrovia. Temos usinas associadas que estão preparadas para embarcar álcool em hidrovia. Aproveitaremos o potencial, diz Souza.
A operação com álcool também foi reforçada pela criação no ano passado da comercializadora de álcool , dentro da nova regulamentação da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Agora, com a comercializadora, a Copersucar também está autorizada a negociar etanol de não-sócios no mercado interno. A venda total de etanol da empresa deve ficar em 4,6 bilhoes de litros, 16% mais que na temporada 2009/10.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário