sexta-feira, 3 de junho de 2011

CARGIL E GRUPO USJ ANUNCIAM CRIAÇÃO DE JOINT-VENTURE

A Cargill e o Grupo USJ anunciaram hoje a assinatura de acordo para a criação de uma joint-venture no segmento de açúcar, etanol e bioeletricidade, com participação de 50% para cada um dos participantes e gestão compartilhada. O valor da transação não foi revelado. A conclusão da transação, prevista para os próximos meses, está sujeita a aprovação das autoridades regulatórias.

O Grupo USJ é um dos principais produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade no Brasil. Fundado em 1941, atualmente processa em cada colheita em torno de 8 milhões de toneladas de cana em duas plantas: S. João (Araras, SP) e S. Francisco (Quirinópolis, GO). Outra usina está em construção em Cachoeira Dourada, GO.

A nova empresa reunirá os ativos industriais do Grupo USJ no Estado de Goiás, representados pelas Usinas São Francisco, em operação desde 2007, na cidade de Quirinópolis, e a Usina Cachoeira Dourada, em construção no município de mesmo nome.  Da mesma forma, passará a ser sucessora dos contratos de fornecimento de cana-de-açúcar mantido com produtores da região. Parte do capital investido pela Cargill na joint-venture será utilizado na conclusão da Usina Cachoeira Dourada, que deverá entrar em operação na safra de 2013, além de outros aprimoramentos na Usina São Francisco. A Usina São João, em Araras (SP), não integra a nova empresa.

A capacidade para processamento de cana-de-açúcar das duas usinas juntas será de 7,5 milhões de toneladas por ano, e produzirão açúcar e etanol, além de unidade geradora de energia elétrica a partir de bagaço de cana, com capacidade para gerar 120 MWH, dos quais 1/3 para atender a sua própria demanda e os 2/3 excedentes destinados ao sistema de energia elétrica.

 

A Cargill, empresa com fundação em 1865, atua em 65 países.  Realizou seu primeiro investimento neste setor em 2006, quando adquiriu 64% do capital da Cevasa, em Patrocínio Paulísta (SP), uma associação com produtores daquela região,  e com o novo investimento amplia sua participação.

 

Segundo Hermínio Ometto – presidente do Grupo CSJ “ O objetivo em Goiás sempre foi transformar a região em um pólo de produção sustentável de alimentos e energia renovável, a partir de cana-de-açúcar, desenvolvendo também a cadeia produtiva na região” conclui.

 

Sobre a Cargill, visite  CLIQUE AQUI.

Sobre o Grupo USJ, visite CLIQUE AQUI

Fonte: Portal USJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário