quarta-feira, 29 de junho de 2011

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CONCEDE SELO VERDE PARA USINAS

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo divulgou lista contendo as usinas de região de Catanduva que obtiveram liberação para integrarem o protocolo Etanol Verde, iniciativa da Secretaria que visa atender a requisitos para proteção a fauna e a flora da região.
Entre as usinas que apresentaram resultado positivo estão a Usina Cerradinho e a Usina São Domingos, além destas, todas as demais usinas da região também passaram a integrar o ranking
As Usinas Virgolino de Oliveira e Usina Colombo (Ariranha), além da São José da Estiva (Novo Horizonte), Bertolo Agroindustrial (Pirangi) e a Santa Isabel (Novo Horizonte), todas contempladas.

O Protocolo Agroambiental, assinado pelo Governador de São Paulo, secretários de Estado do Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e pelos presidentes da União da Indústria Sucroalcooleira (Unica) e da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), faz parte do Projeto Etanol Verde, um dos 21 projetos estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que objetiva desenvolver ações que estimulam a sustentabilidade da cadeia produtiva de açúcar, etanol e bioenergia.
Fonte: Portal O REGIONAL

segunda-feira, 20 de junho de 2011

COSAN E AMYRIS FECHAM ACORDO PARA FORMAR ASSOCIAÇÃO

A sucroalcooleira Cosan e a empresa norte-americana de biotecnologia Amyris anunciaram acordo de implementação de uma joint venture (associação) para início das operações da companhia brasileira Novvi. Esta nova companhia vai atuar na produção e venda mundial de óleos básicos renováveis feitos a partir do farneseno (componente químico resultado da fermentação do caldo de cana com leveduras) desenvolvido pela Amyris, chamado Biofene.

As companhias firmaram em dezembro um acordo para definir os termos preliminares para a realização de estudos mercadológicos, técnicos e comerciais, e testes com o objetivo de avaliar a viabilidade da formação e implementação da joint venture. As partes já completaram os estudos de viabilidade e estão colocando a operação em prática.  A Novvi planeja vender uma linha de óleos básicos sintéticos renováveis para o mercado de lubrificantes. "Os óleos básicos Novvi, à partir de fonte renovável, são concebidos para melhorar os principais indicadores de desempenho ambientais quando comparados aos óleos básicos de origem mineral, incluindo toxicidade e biodegradabilidade, enquanto proporciona características de desempenho comparáveis aos óleos básicos Grupos III e IV", informa a Cosan em comunicado.
Fonte: Egência Estado

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ENERGIA A PARTIR DA PALHA DE CANA ESTÁ LIVRE DE ICMS

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou, durante a abertura do congresso Ethanol Summit  201, em 06 de Junho, decreto que isenta a aquisição de bens de capital destinados à produção de energia elétrica a partir de biomassa resultante da industrialização e de resíduos de cana-de-açúcar.
O conjunto de medidas representa um estímulo a investimentos do setor sucroalcooleiro para a geração de energia limpa por meio do aproveitamento de palha, bagaço e outros subprodutos do processamento de cana-de-açúcar, prevendo a suspensão do lançamento do imposto nas operações de importação de bens de capital, sem similar nacional, destinados ao ativo imobilizado.

Os projetos em fase pré-operacional poderão contar com adiamento do ICMS que incide na saída do bem do fabricante. O incentivo valerá também para os produtores nos casos em que o volume de débitos do imposto não for suficiente para a absorção integral dos créditos.
Segundo o governo estadual, as novas medidas têm efeito positivo sobre o capital de giro dos empreendimentos e contribuirão para o desenvolvimento de projetos ambientalmente sustentáveis no setor sucroalcooleiro.
Mais informações:  AQUI
Fonte: Portal FAPESP

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SIMTEC 2011

Esta semana, a partir de 14/06, até 17/06, tem inicio em Piracicaba, SP a 10ª Edição do SIMTEC (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia Canavieira).

O espaço  para o evento fica no antigo Engenho Central, localizado às margens do Rio Piracicaba. O engenho esta tombado pelo Patrimônio Histórico da Cidade, possui 80 mil [m2] e 12 mil [m2] de construção, foi comprado em 1899 pela Societé Sucrérie Brésiliennnes, e considerado um dos mais importantes o país, foi desativado em 1984.

A Feira que tem expositores dos vários ramos da indústria do setor Açúcar e Etanol, conta em paralelo com palestras pré agendadas durante todo o período do evento.

A cada ano tem aumentado a participação de visitas estrangeiras ao evento. Este ano, conta com a participação de 153 expositores mais os ciclos de palestras.

Para maiores informações, credenciamento e informações, visite o site do SIMTEC AQUI.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

CARGIL E GRUPO USJ ANUNCIAM CRIAÇÃO DE JOINT-VENTURE

A Cargill e o Grupo USJ anunciaram hoje a assinatura de acordo para a criação de uma joint-venture no segmento de açúcar, etanol e bioeletricidade, com participação de 50% para cada um dos participantes e gestão compartilhada. O valor da transação não foi revelado. A conclusão da transação, prevista para os próximos meses, está sujeita a aprovação das autoridades regulatórias.

O Grupo USJ é um dos principais produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade no Brasil. Fundado em 1941, atualmente processa em cada colheita em torno de 8 milhões de toneladas de cana em duas plantas: S. João (Araras, SP) e S. Francisco (Quirinópolis, GO). Outra usina está em construção em Cachoeira Dourada, GO.

A nova empresa reunirá os ativos industriais do Grupo USJ no Estado de Goiás, representados pelas Usinas São Francisco, em operação desde 2007, na cidade de Quirinópolis, e a Usina Cachoeira Dourada, em construção no município de mesmo nome.  Da mesma forma, passará a ser sucessora dos contratos de fornecimento de cana-de-açúcar mantido com produtores da região. Parte do capital investido pela Cargill na joint-venture será utilizado na conclusão da Usina Cachoeira Dourada, que deverá entrar em operação na safra de 2013, além de outros aprimoramentos na Usina São Francisco. A Usina São João, em Araras (SP), não integra a nova empresa.

A capacidade para processamento de cana-de-açúcar das duas usinas juntas será de 7,5 milhões de toneladas por ano, e produzirão açúcar e etanol, além de unidade geradora de energia elétrica a partir de bagaço de cana, com capacidade para gerar 120 MWH, dos quais 1/3 para atender a sua própria demanda e os 2/3 excedentes destinados ao sistema de energia elétrica.

 

A Cargill, empresa com fundação em 1865, atua em 65 países.  Realizou seu primeiro investimento neste setor em 2006, quando adquiriu 64% do capital da Cevasa, em Patrocínio Paulísta (SP), uma associação com produtores daquela região,  e com o novo investimento amplia sua participação.

 

Segundo Hermínio Ometto – presidente do Grupo CSJ “ O objetivo em Goiás sempre foi transformar a região em um pólo de produção sustentável de alimentos e energia renovável, a partir de cana-de-açúcar, desenvolvendo também a cadeia produtiva na região” conclui.

 

Sobre a Cargill, visite  CLIQUE AQUI.

Sobre o Grupo USJ, visite CLIQUE AQUI

Fonte: Portal USJ